Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Integração ensino-serviço na formação técnica de enfermagem

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 22; Linguagem: Português

10.5216/ree.v22.55299

ISSN

1518-1944

Autores

Miriam Trombetta Franco, Luzia Fernandes Millão,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Os técnicos de Enfermagem compõem a maior parcela de profissionais no setor saúde, logo sua formação e atuação merecem atenção. A integração ensino-serviço funciona como estratégia para reorganização simultânea, tanto do mundo da formação profissional quanto do mundo do trabalho. Esta pesquisa objetivou compreender a integração ensino-serviço na formação técnica em Enfermagem e utilizou-se de método qualitativo, exploratório-descritivo. Para estudo das informações, foram realizadas entrevistas coletivas com 34 participantes, sendo gestores, professores, estudantes e profissionais. Para tratamento das informações, utilizou-se análise de conteúdo. Verificou-se que a integração ensino-serviço, pode beneficiar a formação e a atuação profissional, entretanto há desafios a serem superados para consolidação de sua proposta. Conclui-se que, não há uma estrutura institucionalizada que norteie as práticas, tornando as instituições parceiras entre si, em uma postura dialógica e construtiva, com pactuação bilateral de objetivos, abrindo oportunidades para qualificação da assistência em saúde. Descritores: Educação Técnica em Enfermagem; Serviços de Integração Docente-Assistencial; Educação em Enfermagem.

Referência(s)