
FEIRAS DE CIÊNCIAS: FORMANDO OS CIENTISTAS DO FUTURO – ENSINO FUNDAMENTAL
2013; Editora Univates; Volume: 5; Issue: 5 Linguagem: Português
ISSN
2176-3070
AutoresAndréia Aparecida Guimarães Strohschoen, Claudine Diana Puhl, Miriam Inês Marchi,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoAs Feiras de Ciencias sao momentos extremamente formativos tanto para os alunos, quanto para os professores que atuam como orientadores. Neste estudo sao apresentados os projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental de escolas do municipio de Lajeado/RS, que participaram da segunda edicao da Feira de Ciencias da Univates. Objetivou-se caracterizar os trabalhos inscritos nesta segunda edicao da Feira de Ciencias, realizando a analise dos projetos de pesquisa enviados pelos professores. Pretendeu-se, igualmente, averiguar a participacao dos alunos na execucao das propostas de pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando a analise documental como procedimento tecnico. Foram inscritos 13 trabalhos pelos alunos do Ensino Fundamental, sendo a sustentabilidade o tema preponderante nos projetos. Observou-se, durante a apresentacao dos trabalhos, grande envolvimento dos alunos, demonstrando que haviam participado intensamente de todas as etapas de desenvolvimento dos projetos. Alem de envolvimento, os alunos, quando instigados, apresentaram conhecimento, relatando que todas as novas descobertas surgiram gracas ao trabalho desenvolvido na execucao dos projetos de pesquisa. Nota-se assim, a real possibilidade das Feiras de Ciencias estimularem os alunos para a entrada no mundo da pesquisa, atuando como um momento de formacao cientifica.
Referência(s)