
Educação Superior no âmbito do BRICS: Aspiração à Excelência?
2019; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português
10.4013/edu.2019.233.16953
ISSN2177-6210
AutoresLara Carlette Thiengo, Lucídio Bianchetti,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoNeste artigo, que e parte de tese de doutorado, analisam-se a organizacao e as proposicoes do BRICS, grupo de paises formado por Brasil, Russia, China, India e Africa do Sul, no que tange a construcao de Iniciativas de Excelencia no âmbito da educacao superior, tendo como enfoque a criacao da BRICS Network University ( BRICS NU ), lancada em 2015. Para isso, em termos metodologicos, foram utilizados o levantamento bibliografico e de dados e analise documental. Desse modo, partiu-se da hipotese de que a disseminacao de Iniciativas com este objetivo no âmbito dos paises, grupos e blocos indica que vem sendo produzido um consenso acerca de um modelo de excelencia academica e cientifica, traduzido pela concepcao de Universidade de Classe Mundial (UCM). A NU BRICS expressa, pois, o mais significativo ‘avanco’ deste Grupo no ‘mercado’ internacional da educacao superior.
Referência(s)