
WhatsApp, política mobile e desinformação: a hidra nas eleições presidenciais de 2018
2019; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 41; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15603/2175-7755/cs.v41n2p307-334
ISSN2175-7755
AutoresJoão Guilherme Bastos dos Santos, Miguel Freitas, Alessandra Aldé, Karina Malachias Domingos dos Santos, Vanessa Cristine Cardozo Cunha,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoIniciamos esta pesquisa a dez meses das eleições executivas de 2018, período no qual investigamos o comportamento coletivo de 90 grupos de WhatsApp interconectados e de apoio aos seis principais presidenciáveis, bem como os mais de 500 mil textos e imagens enviados pelos usuários, através dessa ferramenta, durante os cinco meses de campanha eleitoral. Com este estudo, identificamos que o alcance ampliado do aplicativo se dá através de sua viralização contra-intuitiva, consequência direta da interconexão estrutural desses grupos. Diante disso, confirmamos nossa hipótese sobre a importância das características e das topologias da rede para uma compreensão aprofundada sobre a desinformação em larga escala via WhatsApp. Como resultado, reconhecemos quais métricas da rede são bem sucedidas na previsão e caminhos preferenciais para a circulação da desinformação segmentada e possibilidades de rastreio de fontes originais das notícias.
Referência(s)