
Análise do discurso multimodal de um vídeo com conteúdo matemático
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 3; Issue: 9 Linguagem: Português
10.24116/emd.v3n9a01
ISSN2526-6136
AutoresLiliane Xavier Neves, Marcelo C. Borba,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoO papel educativo das mídias digitais se destaca no cenário atual do qual os vídeos sobressaem pelo estímulo aos sentidos na produção de conhecimento, levando à uma nova forma de conhecer. Nesse contexto, a pesquisa apresentada neste artigo analisa como estudantes realizam intersemioses ao expressarem ideias matemáticas em vídeos e o papel da tecnologia nesse processo. As intersemioses são combinações de recursos semióticos e possibilitam expansões semânticas no discurso matemático. A pesquisa foi desenvolvida com licenciandos em Matemática da educação a distância. A metodologia foi qualitativa e a observação participante virtual foi o procedimento utilizado na produção dos dados. A Sistêmico Funcional – Análise do Discurso Multimodal fundamentou a investigação. Este artigo apresenta um recorte da análise de um dos vídeos dessa pesquisa, da qual se conclui que gestos e música combinados com linguagem, simbolismo e imagens possibilitam a transformação do conhecimento pela expansão semântica no discurso matemático digital. Palavras-chave: Intersemiose. Tecnologias Digitais. Educação a distância.
Referência(s)