Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A NOVA GESTÃO PÚBLICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PERNAMBUCANA E A QUALIDADE EDUCACIONAL

2019; Associação Nacional de Política e Administração da Educação; Volume: 35; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21573/vol35n22019.95409

ISSN

2447-4193

Autores

Luciana Rosa Marques, Juliana Camila Barbosa Mendes, Iágrici Maria de Lima Maranhão,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O artigo objetiva trabalhar as repercussões da Nova Gestão Pública na gestão da educação, tendo como foco a qualidade educacional. Faz uma discussão sobre NGP e sua materialização no contexto educacional, identificando os elementos discursivos que compõe a qualidade. Analisa a política educacional pernambucana, a partir de documentos e entrevistas com gestores escolares, visando compreender que sentido de qualidade se coloca como hegemônico. Verificou posições conflituosas que constituem o discurso, atravessado pela regulação dos parâmetros de desempenho e pela qualidade socialmente referenciada.

Referência(s)