
A pátria no palco
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 28; Issue: 3 Linguagem: Português
10.17851/2358-9787.28.3.41-64
ISSN2358-9787
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoResumo: O ensaio analisa a atividade dos clubes recreativos italianos em São Paulo, a partir do final do século XIX, quando a cidade se transforma de vila colonial em metrópole industrial e sofre o impacto das grandes migrações. A fuga dos trabalhadores das plantações para a cidade, onde conseguem articular formas de resistência à exploração através do associacionismo voluntário (jornais, sindicatos e teatro) alimenta um clima de discriminação, culminando em perseguição racial. A emancipação política é conquistada através da arte, principalmente nos palcos. Nas peças deste repertório, os valores patrióticos e nacionalistas do Risorgimento, que haviam alimentado uma primeira fase da literatura emigrante, são paulatinamente substituídos pela utopia internacionalista da sociedade “sem pátria e sem patrões”. Palavras-chave: teatro italiano no Brasil; amadorismo teatral; emigração.
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