
Efeito da temperatura do ar de admissão no atraso de ignição de um motor a etanol de ignição assistida por superfície aquecida
2019; Linguagem: Português
10.5151/simea2019-pap73
ISSN2357-7592
AutoresRafael Hauckewitz Todaro, Clayton Barcelos Zabeu, Renato Romio, Antônio Luiz Pacífico,
Tópico(s)Plant Surface Properties and Treatments
ResumoEstudos recentes mostram que o uso de etanol para motores a combustão interna promete uma relação positiva entre a eficiência global e os aspectos atrelados às emissões de poluentes e de gases de efeito estufa. Motivado pela busca de melhores resultados, o objetivo principal do presente trabalho consiste em verificar a influência da temperatura do ar de admissão no processo de combustão da mistura, que conta com a técnica da superfície aquecida como meio para auxiliar o processo de ignição da mistura, especificamente no atraso de ignição. Como objetivo secundário, o estudo visa contribuir com a melhoria do entendimento sobre as condições de operação que o motor deve estar submetido para que melhores eficiências globais sejam obtidas. O motor diesel SDE 1,3 L da General Motors, equipado uma central de gerenciamento eletrônico aberta e adequadamente adaptada foi utilizado como estudo de caso. Resultados preliminares permitem afirmar que a utilização do etanol em motores a combustão espontânea, que empregam a técnica da superfície aquecida, operam com máximo rendimento global em um restrito intervalo de temperatura do ar de admissão.
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