Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Melhoria da eficiência energética automotiva aplicando o sistema Start&Stop e estratégias de operação do alternador

2019; Linguagem: Português

10.5151/simea2019-pap60

ISSN

2357-7592

Autores

Luis Gustavo de Carvalho Monteiro, Fabrício José Pacheco Pujatti, John Marlon de Santos Sousa, Luís Carlos Monteiro Sales, J. P. T. Rodrigues,

Tópico(s)

Vehicle emissions and performance

Resumo

Com o crescimento formidável da indústria automotiva,também surgiu a preocupação com o aumento das emissões de gases de efeito estufa e a importância desse setor desenvolver tecnologias inovadoras para aumentar a eficiência energética,reduzindo o consumo de combustível e,consequentemente,mitigando as emissões de CO2.Esta pesquisa objetivou a análise experimental do consumo de energia e comparação da redução de CO2 aplicando o sistema Start & Stop e estratégias de operação do alternador.Umas destas estratégias do alternador é baseada em seu acoplamento e desacoplamento mecânico e elétrico,devido a uma polia integrada a uma embreagem eletromagnética em certas circunstâncias predeterminadas.Essa operação foi elaborada a partir da estratégia convencional que contempla apenas o desacoplamento elétrico,conhecida como “alternador inteligente”.Os testes foram realizados em um veículo nos ciclos urbano e rodoviário (FTP75+HW) a fim de avaliar suas características operacionais,assim como obter os consumos energéticos de cada configuração.Comparados à configuração de base,os resultados apresentaram uma redução do consumo energético de 2,38% e 3,56% utilizando isoladamente o sistema Start&Stop e as estratégias de operações do alternador,respectivamente,e 4,91% de redução quando combinados.

Referência(s)
Altmetric
PlumX