
Melhoria da eficiência energética automotiva aplicando o sistema Start&Stop e estratégias de operação do alternador
2019; Linguagem: Português
10.5151/simea2019-pap60
ISSN2357-7592
AutoresLuis Gustavo de Carvalho Monteiro, Fabrício José Pacheco Pujatti, John Marlon de Santos Sousa, Luís Carlos Monteiro Sales, J. P. T. Rodrigues,
Tópico(s)Vehicle emissions and performance
ResumoCom o crescimento formidável da indústria automotiva,também surgiu a preocupação com o aumento das emissões de gases de efeito estufa e a importância desse setor desenvolver tecnologias inovadoras para aumentar a eficiência energética,reduzindo o consumo de combustível e,consequentemente,mitigando as emissões de CO2.Esta pesquisa objetivou a análise experimental do consumo de energia e comparação da redução de CO2 aplicando o sistema Start & Stop e estratégias de operação do alternador.Umas destas estratégias do alternador é baseada em seu acoplamento e desacoplamento mecânico e elétrico,devido a uma polia integrada a uma embreagem eletromagnética em certas circunstâncias predeterminadas.Essa operação foi elaborada a partir da estratégia convencional que contempla apenas o desacoplamento elétrico,conhecida como “alternador inteligente”.Os testes foram realizados em um veículo nos ciclos urbano e rodoviário (FTP75+HW) a fim de avaliar suas características operacionais,assim como obter os consumos energéticos de cada configuração.Comparados à configuração de base,os resultados apresentaram uma redução do consumo energético de 2,38% e 3,56% utilizando isoladamente o sistema Start&Stop e as estratégias de operações do alternador,respectivamente,e 4,91% de redução quando combinados.
Referência(s)