Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A literatura infantil no Brasil e em Portugal

2016; Volume: 20; Linguagem: Português

10.17979/srgphe.2016.20.0.4052

ISSN

2659-9589

Autores

Patrícia Santos Hansen,

Tópico(s)

Literacy, Media, and Education

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre algumas das questões teórico e metodológicas que se impõem aos historiadores da literatura infantil a partir de experiências de pesquisa no Brasil e em Portugal. A literatura infantil pode ser abordada pelo historiador como fonte e/ou como objeto de pesquisa. Pode ser analisada em seus aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais e considerada privilegiadamente em uma ou mais dimensões: textual, material, visual, conceitual, etc. Na impossibilidade de abordar e discutir o tema em toda a sua complexidade, farei considerações sobre três problemas especificamente historiográficos, tomando como referência os casos da literatura infantil em Portugal e no Brasil: a conceituação e circunscrição do objeto de pesquisa; os obstáculos à periodização; o acesso às fontes e constituição de um corpus.

Referência(s)