
APLICANDO O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMO FERRAMENTA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
2019; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5965/259464123132
ISSN2594-6412
AutoresEdemar Benedetti Filho, Alexandre Donizeti Martins Cavagis, João Batista dos Santos, Luzia Pires dos Santos Benedetti, Cássia Cristina Campos Duarte,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste estudo ilustra a importância da Universidade na formação docente e sua relação com a sociedade. O projeto forneceu aos acadêmicos de licenciatura em química, na elaboração do trabalho de conclusão de curso, a possibilidade de propor novas metodológicas para alunos com necessidades especiais através de um projeto de extensão. O objetivo deste trabalho foi promover discussões teóricas e experimentais com alunos deficientes visuais empregando materiais pedagógicos adaptados para a sua execução. A metodologia empregada foi elaborada através de materiais de baixo custo para a confecção dos gráficos e dos experimentos químicos, os relacionando com a teoria vigente. Resultados demonstraram que é importante para os futuros licenciados terem contato com novos recursos didáticos e principalmente, com alunos portadores de necessidades especiais. A proximidade da Universidade proporcionada para estes alunos foi um fator importante para a modificação da sua visão sobre a graduação, e principalmente ser sim, um sonho possível para qualquer aluno que se dedique aos estudos.
Referência(s)