
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA ARQUITETÔNICA DIGITAL: AVALIAÇÃO DO USO DE NOVAS ABORDAGENS DIDÁTICAS PARA MELHORIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
2019; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.95854
ISSN1679-1916
AutoresVinícius Albuquerque Fulgêncio, Andiara Valentina de Freitas e Lopes, Mariana Buarque Ribeiro de Gusmão,
Tópico(s)Design Education and Practice
ResumoA representação da forma é imprescindível para qualquer área que envolva criação de artefatos, uma vez que sem ela o projeto não passa de uma ideia no campo mental. Porém para que a ideia seja materializada é preciso representá-la graficamente. Para isso é necessário que o projetista tenha capacidade de visualização espacial desenvolvida, o que tem se mostrado ser uma tarefa complexa. Ao longo da história, educadores têm se debruçado sobre estratégias didático-metodológicas a fim de ajudar nesse processo. Entre eles, Tamashiro defende que o ensino de desenho arquitetônico deve trabalhar com o uso do Conhecimento Técnico-Construtivo (CTC) para um melhor desenvolvimento das habilidades de representação. O presente trabalho toma como problema de pesquisa as dificuldades de visualização espacial dos estudantes no processo de representação gráfica do projeto arquitetônico. Foi realizado um experimento didático utilizando o CTC com estudantes de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Pernambuco. O experimento exigiu que os discentes realizassem o levantamento de escadas e representassem graficamente suas projeções mongeanas em meio digital, utilizando-se das regras do desenho técnico. Os resultados mostram que o CTC contribuiu para o desenvolvimento da capacidade de visualização espacial e, consequentemente, para o processo de projeto e suas representações gráficas.
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