
Modelagem do fenômeno da detonação aplicada ao motor de combustão flex
2019; Linguagem: Português
10.5151/simea2019-pap118
ISSN2357-7592
AutoresAndré Vinicius Oliveira MAGGIO, Marco Isola Naufal, Marcos Henrique CARVALHO, Armando Antônio Maria Laganá, João F. Justo, Angelo Maggio Neto,
Tópico(s)Plant Surface Properties and Treatments
ResumoO fenômeno de combustão, conhecido como detonação (knock), causa danos ao motor de combustão interna e, portanto, deve ser evitado. A unidade de controle do motor ECU (Engine Control Unit), ao detectar indícios que a detonação ocorreu durante a combustão, atua sobre o ângulo de ignição de forma a atrasá-lo, evitando que a detonação ocorra. Trabalha-se, portanto, em um ângulo de ignição diferente do ângulo ótimo que resulto no maior torque de saída (maximum brake torque timing), chamado de ângulo de limiar, o IKT (incipient knock timing), acarretando perdas de potência. A detonação não é um fenômeno completamente determinístico, uma vez que a própria pressão dentro do cilindro varia de ciclo para ciclo. Desse modo, o foco de se modelar a detonação é prever a intensidade e a probabilidade de sua ocorrência dada a condição de operação e do combustível utilizado pelo motor, pois, cada tipo de combustível tem uma dada condição limite a partir da qual a detonação ocorre. Neste artigo é feito um estudo da probabilidade de ocorrência da detonação e a sua intensidade em função da condição de operação do motor, feito através da análise do sinal do sensor.
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