Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Modelagem do fenômeno da detonação aplicada ao motor de combustão flex

2019; Linguagem: Português

10.5151/simea2019-pap118

ISSN

2357-7592

Autores

André Vinicius Oliveira MAGGIO, Marco Isola Naufal, Marcos Henrique CARVALHO, Armando Antônio Maria Laganá, João F. Justo, Angelo Maggio Neto,

Tópico(s)

Plant Surface Properties and Treatments

Resumo

O fenômeno de combustão, conhecido como detonação (knock), causa danos ao motor de combustão interna e, portanto, deve ser evitado. A unidade de controle do motor ECU (Engine Control Unit), ao detectar indícios que a detonação ocorreu durante a combustão, atua sobre o ângulo de ignição de forma a atrasá-lo, evitando que a detonação ocorra. Trabalha-se, portanto, em um ângulo de ignição diferente do ângulo ótimo que resulto no maior torque de saída (maximum brake torque timing), chamado de ângulo de limiar, o IKT (incipient knock timing), acarretando perdas de potência. A detonação não é um fenômeno completamente determinístico, uma vez que a própria pressão dentro do cilindro varia de ciclo para ciclo. Desse modo, o foco de se modelar a detonação é prever a intensidade e a probabilidade de sua ocorrência dada a condição de operação e do combustível utilizado pelo motor, pois, cada tipo de combustível tem uma dada condição limite a partir da qual a detonação ocorre. Neste artigo é feito um estudo da probabilidade de ocorrência da detonação e a sua intensidade em função da condição de operação do motor, feito através da análise do sinal do sensor.

Referência(s)
Altmetric
PlumX