
A ampliação do conteúdo de aprendizagem segundo os Padres da Igreja
2019; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.7213/2175-1838.11.002.ao02
ISSN2175-1838
AutoresAndré Luiz Rodrigues da Silva,
Tópico(s)Religious and Theological Studies
ResumoOs Padres da Igreja, enquanto se tornaram grandes comentadores do Antigo e do Novo Testamento, promoveram muitos projetos com a preocupação em construir fórmulas importantes para os dogmas cristãos, especialmente graças à relação com a cultura helênica, de que desenvolveram um grupo de instruções e regras amplamente compatíveis não apenas com o processo de hermenêutica bíblica, mas sobretudo com a habilidade de compreender ou dar testemunho dos seus próprios escritos e pensamentos. Juntos, escritores cristãos de diferentes lugares como Roma, Alexandria e Hipona deixaram para a Ciência da Educação vestígios da sua própria experiência, dos quais nada impediria as pesquisas hodiernas de tirar proveito. Este artigo enumera a técnica da inventio, onde normalmente buscavam o assunto a ser tratado, o processo de aprendizagem e de conhecimento e, finalmente, o crescimento do conteúdo de acordo com a paideia cristã antiga.
Referência(s)