
A catarse na didática da pedagogia histórico-crítica
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 30; Linguagem: Português
10.1590/1980-6248-2017-0035
ISSN1980-6248
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoResumo Segundo Dermeval Saviani, no método didático da pedagogia histórico-crítica, a catarse é o momento culminante. Este artigo explora a importância dessa categoria para a didática nessa perspectiva pedagógica, tomando como referências os estudos de György Lukács (1885-1971) e Antônio Gramsci (1891-1937) sobre o processo catártico. É defendida a interpretação de que a catarse seria um salto qualitativo no processo de ampliação e enriquecimento das relações entre a subjetividade individual e a objetividade sociocultural. Trata-se de uma transformação, ao mesmo tempo, intelectual, emocional, educacional, política e ética, que modifica a visão de mundo do indivíduo e suas relações com sua própria vida, com a sociedade e com o gênero humano.
Referência(s)