Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A ARTE DO DISFARCE: BNCC COMO GESTÃO E REGULAÇÃO DO CURRÍCULO

2019; Associação Nacional de Política e Administração da Educação; Volume: 35; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21573/vol35n22019.95407

ISSN

2447-4193

Autores

Luiz Fernandes Dourado, Romilson Martins Siqueira,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente artigo parte de uma tese central que orienta suas reflexões críticas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de compreendê-la como uma política que articula processos de gestão, avaliação e regulação do currículo, com clara ênfase na retórica da mudança e da reforma do conhecimento. O pressuposto que orienta esta tese parte do entendimento de que vivenciamos um discurso e/ou retórica neo economicista e reformista em torno da proposição e materialização desta política cuja materialização e concretude poderá implicar em retrocessos na gestão democrática e na autonomia dos sistemas e instituições educativas, nas dinâmicas curriculares, nos processos formativos e na autonomia docente.

Referência(s)