
Uma Análise do Uso de Avaliações por Pares e Rubricas na Promoção de Interação entre Alunos em uma Disciplina de Graduação em Engenharia de Computação
2019; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.95702
ISSN1679-1916
AutoresTiago de Oliveira, Denise Stringhini, José Jailson Santos Craibas, Deborah Godoy Martins Corrêa,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste artigo apresenta uma análise sobre o uso da combinação das técnicas deavaliação por pares e de rubricas na promoção de interação entre alunos em práticas de ensino baseadas em problemas numa disciplina de graduação em Engenharia de Computação. A metodologia de ensino adotada na disciplina se estrutura no preenchimento de fichas de avaliação pelos alunos de acordo com rubricas previamente disponibilizadas pelo instrutor. Essa metodologia foi aplicada para uma turma de 25 alunos, tendo sido analisados os comentários produzidos nas fichas de avaliação e os trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre. Como resultado, conclui-se que o emprego dessas técnicas tem mostrado a efetivação de um ambiente educacional favorável à interação, verificando-se, inclusive, a implementação de itens não obrigatórios nos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
Referência(s)