Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ESPAÇOS NÃO-FORMAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A IMPORTÂNCIA DO OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO ANTARES EM FEIRA DE SANTANA/BA

2019; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.51359/2594-9616.2019.240473

ISSN

2594-9616

Autores

Jonathas Jesus dos Santos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O ensino de Geografia, nos espaços não-formais, permite uma saída alternativa das quatro paredes da sala de aula, favorecendo ao estudante contato direto com outras possibilidades de construção do conhecimento. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho visa compreender como os espaços não-formais de ensino são utilizados pelos professores no/para o ensino da Geografia escolar. Logo, utilizou-se uma abordagem qualitativa para a investigação, com o estudo de caso do Observatório Astronômico Antares em Feira de Santana-Ba. Os instrumentos para a coleta de dados, foram observações, questionários e entrevistas com os professores de Geografia da educação básica. Elaborou-se duas categorias temáticas: A primeira delas, relata a importância dos espaços não-formais de ensino: do discurso à prática, relatando as contradições entre as falas e as práticas dos professores de Geografia, a outra, sobre a utilização dos espaços não-formais no ensino de Geografia. Constatou-se que grande parte dos professores ainda estão presos ao ambiente escolar, desconhecendo na maioria das vezes as potencialidades de um espaço não-formal de ensino. Entretanto, muitos professores de Geografia utilizam os espaços não-formais, tanto institucionalizados quanto não-institucionalizados, para aulas expositivas e dialogadas, colaborando com a aprendizagem significativa e trazendo ainda mais sentido para o mundo em volta dos alunos.

Referência(s)