
Literatura infantojuvenil em cordel: uma breve fisionomia da adaptação, do fantástico e do imaginário
2019; Volume: 20; Issue: 47 Linguagem: Português
10.5935/1981-4755.20190025
ISSN1981-4755
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste estudo busca fundamentar a inter-relacao entre dois aspectos pertinentes a mediacao da leitura de textos infantojuvenis no cenario escolar: a adaptacao e o imaginario arquetipico. O primeiro e temporal, sempre ajustado a determinado publico ou contexto, a fim de obter aceitacao. O segundo, atemporal, pois diz respeito ao grande reservatorio de imagens ou conjunto de imagens oniricas ou oriundas da mente primitiva, que alicerca nosso modo de viver, pensar e agir. Dessa forma, este texto objetiva mostrar como esses dois topicos estao dispostos na literatura infantojuvenil. Para tanto, discorremos sobre esses temas em tres obras adaptadas em cordel para criancas e jovens: O pequeno Polegar, Pinoquio e O Soldadinho de Chumbo a luz dos estudos da adaptacao, da literatura fantastica e dos estudos do imaginario arquetipico, amparo teorico elencado para este estudo bibliografico. Esta proposta surgiu da necessidade de fundamentacao de um trabalho de mediacao de leitores no contexto de formacao de professores, na vivencia do componente curricular Literatura Infantil, do curso de graduacao em pedagogia em uma universidade publica no Nordeste brasileiro. A partir do olhar hermeneutico das obras da literatura infantojuvenil adaptadas em cordel, conclui-se que os elementos em analise se revelam potencialmente significativos para dinamizar o processo de mediacao da leitura no contexto escolar.
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