Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Stanislávski e Sulerjítski

2019; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.2238-3867.v19i1p217-228

ISSN

2238-3867

Autores

Michele Almeida Zaltron,

Tópico(s)

Theatre and Performance Studies

Resumo

O encontro de Konstantin Stanislávski com Leopold Sulerjítski, um de seus mais importantes colaboradores, acontece após Sulerjítski assistir a um ensaio do espetáculo Um inimigo do povo, de Henrik Ibsen, no Teatro de Arte de Moscou, e se sentir profundamente impactado com a atuação de Stanislávski como Dr. Stockmann. A partir da relação construída entre ambos e das experiências realizadas no Primeiro Estúdio do Teatro de Arte de Moscou, foram desenvolvidos princípios fundamentais do Sistema de Stanislávski, como a importância do coletivo e da ética, na arte e na vida. Este artigo analisa esses princípios a partir da compreensão de que Stanislávski e Sulerjítski acreditavam que o teatro poderia ser um meio de aperfeiçoamento de si mesmo e de transformação da sociedade.

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