
Stanislávski e Sulerjítski
2019; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.2238-3867.v19i1p217-228
ISSN2238-3867
Autores Tópico(s)Theatre and Performance Studies
ResumoO encontro de Konstantin Stanislávski com Leopold Sulerjítski, um de seus mais importantes colaboradores, acontece após Sulerjítski assistir a um ensaio do espetáculo Um inimigo do povo, de Henrik Ibsen, no Teatro de Arte de Moscou, e se sentir profundamente impactado com a atuação de Stanislávski como Dr. Stockmann. A partir da relação construída entre ambos e das experiências realizadas no Primeiro Estúdio do Teatro de Arte de Moscou, foram desenvolvidos princípios fundamentais do Sistema de Stanislávski, como a importância do coletivo e da ética, na arte e na vida. Este artigo analisa esses princípios a partir da compreensão de que Stanislávski e Sulerjítski acreditavam que o teatro poderia ser um meio de aperfeiçoamento de si mesmo e de transformação da sociedade.
Referência(s)