Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A entoação das perguntas totais de estudantes de espanhol do Rio de Janeiro

2019; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Linguística; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/1984-8420.2019v20n1p138

ISSN

1984-8420

Autores

Patricia Ramos, Yesenia Verónica Ancco, Miguel Mateo Ruiz,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

No presente trabalho, apresentamos as características melódicas das perguntas totais do espanhol analisadas sob os pressupostos de Análise Melódico da Fala (AMH) (CANTERO, 2002; CANTERO; FONT ROTCHÉS, 2007, 2009), a partir de um corpus constituído por diálogos de estudantes universitários brasileiros de espanhol,no Rio de Janeiro, em um estudo piloto do curso de Idiomas sem Fronteiras (Espanhol) oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A principal conclusão que podemos ter com este estudo exploratório é que, majoritariamente, estes falantes utilizam padrões interrogativos similares aos do espanhol da Espanha (Madrid), mas com percentuais de subida na inflexão final inferiores; em menor medida, um padrão descrito para o português, que em espanhol da Espanha tem significado enfático, não interrogativo.

Referência(s)