Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA

2019; Volume: 34; Issue: 109 Linguagem: Português

10.21527/2179-1309.2019.109.52-73

ISSN

2179-1309

Autores

Daniela Sastre Rossi Visintainer, Félix Alexandre Antunes Soares,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Como parte integrante de uma pesquisa-ação que investiga a contribuição de oficinas pedagógicas sobre a promoção da saúde na formação docente continuada, este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem contextualizadas com o tema promoção da saúde, a partir da percepção dos professores. Participaram quatorze professoras de diversas áreas dos últimos anos do ensino fundamental de uma escola pública no interior do RS. Para registro de dados, foram utilizados o diário de campo e um questionário online com questões abertas. Como estratégias de ensino e aprendizagem, as docentes desenvolveram três projetos de aprendizagem individuais e um coletivo. Observaram que a contextualização do tema favoreceu o processo de ensino e aprendizagem e a mudança de hábitos em relação à saúde. A principal dificuldade encontrada durante a realização dos projetos foi o tempo restrito, em relação às outras demandas escolares. Consideram que o trabalho interdisciplinar por projetos enriquece a compreensão das relações entre os conteúdos, as interações e relações interpessoais, apesar de apresentar alguns entraves. Por fim, avaliaram as intervenções de pesquisa como positivas em relação às contribuições ao trabalho docente, à cooperação dos pesquisadores e às contribuições aos alunos e à escola.

Referência(s)
Altmetric
PlumX