
Desigualdades educacionais como obstáculo à justiça social: análise da infraestrutura de escolas de Minas Gerais
2019; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 26; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5335/rep.v26i3.9127
ISSN2238-0302
AutoresMarisa Ribeiro Teixeira Duarte, Daniel Santos Braga,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste artigo tem como objetivo analisar a desigualdade na infraestrutura das escolas da educação básica de Minas Gerais. A fonte utilizada foi o banco de dados do Censo Escolar do INEP tendo como recorte o ano de 2016. Para a construção da análise, foi realizado um levantamento prévio das metodologias de medição de infraestrutura presentes na literatura educacional brasileira, balizando os limites e possibilidades das diferentes métricas. Optou-se por uma escala numérica contínua que foi aferida para melhor se adequar aos propósitos deste estudo. Esta pesquisa tem como achados a verificação da permanência da precariedade infraestrutural das escolas mineiras, que apresentam condições de oferta da educação escolar abaixo do básico em relação ao atendimento de serviços públicos, instalações e dependências, e equipamentos para uso didático-pedagógico. Essa precariedade se manifesta de maneira mais evidente para as áreas mais pobres do estado, reproduzindo desigualdades e se impondo como obstáculo à oferta educacional com maior equidade.
Referência(s)