Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Controle de rotação de um grupo motor-gerador diesel convertido para o ciclo otto através do controle do ar admitido

2019; Linguagem: Português

10.5151/simea2019-pap78

ISSN

2357-7592

Autores

Rodolfo Bibiano Dias Torres Marques, Rafael Otto de Faria, Vinícius Guerra Moreira, Marco Aurélio Mendes Justino, Osmano de Souza Valente, Sérgio de Morais Hanriot,

Tópico(s)

Biodiesel Production and Applications

Resumo

A válvula borboleta é o principal atuador do sistema de admissão de ar em motores do ciclo Otto. O controle eletrônico dessa válvula na admissão permite melhorar o desempenho do motor, a economia de combustível e a redução de gases na exaustão com consequente diminuição de CO2, HC e outros gases produzidos pela combustão de hidrocarbonetos. Esse artigo aborda a realização do controle de rotação de um grupo motor-gerador através do controle da posição angular da válvula borboleta. Esse motor, objeto desse estudo, é originalmente do ciclo Diesel e foi adaptado para operar no ciclo Otto,. Desenvolveu-se uma estratégia de controle em cascata adequada para o sistema em estudo e com testes experimentais validou-se tal estratégia. Os resultados apresentaram oscilações na resposta da válvula borboleta, como um sinal acima do valor limite (overshoot) de, no máximo, 4,0% e um tempo limite de acomodação de 20 segundos. Essas oscilações são naturais devido à dinâmica dos sistemas da válvula borboleta e do motor de combustão interna serem distintas. Estes valores atendem à demanda do sistema estudado e os resultados apresentados do comportamento da válvula borboleta eletrônica demonstram que a mesma é apropriada para a utilização no grupo motor-gerador.

Referência(s)
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