Avaliação do desempenho de transmissões de caminhões durante aceleração até 60 km/h pela simulação de aclives em pistas planas por um Reboque de Arrasto com freio eletromagnético
2019; Linguagem: Português
10.5151/simea2019-pap26
ISSN2357-7592
AutoresHaraldo Rehder, Gustavo P. Rehder,
Tópico(s)Electric and Hybrid Vehicle Technologies
ResumoTestes de caminhões em estradas com um Reboque de Arrasto foram apresentados anteriormente pelos Autores abordando refrigeração (cooling), durabilidade acelerada do trem de força e consumo de combustível. Neste presente trabalho é avaliado o trem de força de um caminhão pesado 6x4 com transmissão semiautomática de 16 marchas. Mostrou-se a viabilidade de avaliação das transmissões em estradas planas durante processos de aceleração do comboio até 60 km/h, simulando-se diversos níveis de aclives pelo freio eletromagnético. Além do comportamento mecânico como trocas de marchas, curvas de aceleração do comboio mostraram o desempenho do trem de força. Medições do torque de frenagem eletromagnético realizadas por sensor com strain gauges desenvolvido pelos autores, permite a avaliação e controle desta variável. Testes de desaceleração a partir de 80 km/h em estradas planas com simulação de aclives, serão relatados posteriormente. A aplicação do Reboque para avaliações de transmissões durante o processo de aceleração e desaceleração de caminhões é, portanto, recomendada, permitindo uma boa reprodutibilidade e facilidade de realização dos testes no plano. Avaliações do consumo e emissões podem ser futuramente realizadas por estas metodologias de simulação de aclives no plano.
Referência(s)