
O PROFESSOR DIRETOR DE TURMA ENTRE PORTUGAL E O BRASIL: DO CONTEXTO DE INFLUÊNCIA AO CONTEXTO DA PRÁTICA
2019; Associação Nacional de Política e Administração da Educação; Volume: 35; Issue: 2 Linguagem: Português
10.21573/vol35n22019.91461
ISSN2447-4193
AutoresVagna Brito de Lima, Maria Zuleide da Costa Pereira, Virgínio Sá,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoO presente texto apresenta um recorte de um estudo mais amplo desenvolvido no âmbito da pesquisa de doutorado defendida no final de 2017 no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Brasil. O estudo teve como objetivo analisar a forma como os atores da organização educativa − gestores, professores, alunos e pais −, apropriaram-se das significações do cargo do professor diretor de turma, no contexto da escola pública estadual regular cearense, no período de 2011 a 2014. Na pesquisa, foi levado em consideração que o cargo de diretor de turma instituído no Ceará-Brasil se inspira no cargo homônimo, criado no sistema educativo português na década de 60 do século XX. Nesse sentido, a investigação compreendeu dois estudos de caso, um no contexto cearense, e outro, no norte de Portugal. Adotou-se como modelo de análise o ciclo contínuo de políticas formulado por Richard Bowe, Stephen Ball e Anne Gold (1992); Ball (1994, 2011), articulando-o com a proposta teórica para o estudo da escola como organização educativa desenvolvida por Licínio Lima (1992, 1998, 2001). Assim, o referencial teórico procurou articular a abordagem do ciclo das políticas, com as contribuições da sociologia das organizações educativas, a partir das perspectivas de Ball (1992, 1994, 2011), Lima (1986, 1998, 2001), Sá (1997). Concluiu-se que os atores para os quais a política Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) é destinada revelaram uma certa acomodação, conformismo e por vezes admiração, mostrando-se convencidos da importância desta política educativa para a educação dos estudantes na escola cearense, ainda que se tenham observado algumas resistências, sobretudo, quanto à carga burocrática associada ao cargo de diretor de turma.
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