Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O efeito da instrução explícita de sândis externos do inglês no desenvolvimento da percepção auditiva de aprendizes brasileiros

2020; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21680/1517-7874.2020v22n1id19071

ISSN

2236-0883

Autores

Ronaldo Mangueira Lima, Thiago Ribeiro Mendes,

Tópico(s)

Hearing Impairment and Communication

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar o efeito do ensino explícito de sândis externos do inglês para aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira no desenvolvimento da percepção auditiva. O estudo toma como perspectiva o ensino de sândis à luz do Ensino Explícito e das Teorias de Percepção (ALVES, 2004; BYBEE, 2001; ELLIS, 2008; JOHNSON, 1997). Foi realizada uma pesquisa com aprendizes de nível iniciante e intermediário, subdivididos em grupos controle e experimental. Todos os alunos passaram por um pré-teste de compreensão auditiva; os alunos dos grupos experimentais tiveram instrução explícita sobre sândis externos em inglês; e todos os alunos foram novamente testados em compreensão auditiva. Os resultados apontam que o ensino explícito de sândis permitiu aos alunos uma melhor percepção auditiva.

Referência(s)
Altmetric
PlumX