Artigo Produção Nacional

AS BRUMAS DE AVALON: NO EQUILÍBRIO DO IMAGINÁRIO

2015; Editora Univates; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2176-3070

Autores

Karine Weber, Tânia Micheline Miorando, Valeska Fortes de Oliveira,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Este artigo decorre das discussoes realizadas na disciplina de Imaginario, Cinema e Formacao, que teve por objetivo problematizar a insercao do cinema na educacao, uma ferramenta que pode contribuir para a formacao do humano, e, tambem, no ambiente escolar como movimento de aprendizagem. A abordagem metodologica e de cunho qualitativo, dado sua problematica nao proporcionar quantificacao de resultados, pois visam a contribuicao social e subjetiva. O filme escolhido para este estudo foi “As Brumas de Avalon”, obra cinematografica dirigida por Uli Edel, do ano de 2001, baseado no livro com o mesmo titulo, escrito por Marion Zimmer Bradler, em quatro partes: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo Rei e O Prisioneiro da Arvore. Utiliza como aporte teorico Castoriadis, Libâneo, Duarte, Louro, dentre outros autores. Os conceitos presentes na obra cinematografica e selecionados para este estudo mostram, em parte, a importância de sua insercao ou adaptacao ao contexto escolar.

Referência(s)