
Articulações de demandas educativas (im)possibilitadas pelo antagonismo ao “marxismo cultural”
2019; Arizona State University; Volume: 27; Linguagem: Português
10.14507/epaa.27.4881
ISSN1068-2341
Autores Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoNeste artigo, apresento, com base na teoria do discurso de Laclau e Mouffe, uma discussão sobre as identificações nas políticas educacionais, questionando o essencialismo das análises políticas que incidem sobre grupos sociais com identidades pré-constituídas. Para tanto, interpreto as demandas educacionais conservadoras e ultraliberais que se movem no jogo de articulações, desarticulação e rearticulações discursivas no campo educacional pós-eleições presidenciais de 2018, (im)possibilitado pelo antagonismo ao “marxismo cultural”, tornado equivalente às Ciências, principalmente as Humanas e Sociais, e à Universidade pública. Apresento essa interpretação, visando outras formas de pensar (e fazer) a política educacional ou mesmo qualquer política, de forma a questionar os fundamentalismos de identidades fixas.
Referência(s)