
DEU IMPRINTING!: VAMPIROS, LITERATURA BEST-SELLER E CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS A PARTIR DO FENÔMENO JUVENIL THE TWILIGHT SAGA
2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 9; Issue: 9 Linguagem: Português
10.12957/abusoes.2019.40750
ISSN2525-4022
AutoresJennifer da Silva Gramiani Celeste, Juliana Gervason Defilippo,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoThe Twilight Saga, nacionalmente conhecida como A Saga Crepúsculo, idealizada pela escritora norte-americana Stephanie Mayer, mobilizou a indústria literária e do entretenimento em meados do ano de 2008, quando lançada no Brasil. Entre seres humanos, vampiros e lobisomens, Twilight impactara a Literatura Juvenil, assim como conduzira a imersão de jovens no universo literário, estes, até então pouco adeptos e cativos às práticas de leitura. Defronte a este contexto, o presente artigo objetiva dissertar e refletir acerca da dinâmica de produção literária dedicada aos jovens a partir do fenômeno da coleção Crepúsculo (2008), considerando, para tanto, a abordagem de temas sobrenaturais na Literatura em meio ao sistema cultural de convergência das mídias.
Referência(s)