Conservação e restauro da pintura sobre madeira do teto da Igreja da Ulgueira
2019; Grupo Español del IIC; Issue: 15 Linguagem: Espanhol
ISSN
1989-8568
AutoresMargarida Maria Gomes Fonseca, Ana Bailão,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoespanolEste artigo tem como objetivo dar a conhecer o diagnostico e a intervencao de conservacao e restauro realizados no teto pintado sobre madeira da igreja de Nossa Senhora da Conceicao da Ulgueira, datado do seculo XVIII, bem como as acoes de sensibilizacao para a utilizacao e preservacao deste Patrimonio. A pintura e de autoria desconhecida e tem como iconografia a Nossa Senhora da Conceicao com caracteristicas do periodo barroco de impar beleza e qualidade. Esta investigacao e intervencao justificaram-se pela alteracao cromatica da obra, pela necessidade de fixar algumas tabuas a estrutura de sustentacao do teto, e por ser essencial a imunizacao e a desinfestacao das madeiras. Recorreu-se a tecnicas laboratoriais para identificacao do aglutinante, do verniz e da folha metalica. Concluiu-se que existe uma camada de origem terpenica, que se pode relacionar com a colofonia, o verniz original, e uma outra de natureza acrilica, que se pode associar ao Paraloid® B72, utilizado numa intervencao anterior para a fixacao pela Escola Profissional de Recuperacao do Patrimonio de Sintra em 1994 (ArtLab, 2018; Neves, Fatima Maria; Pereira Maria Joao; 1994). portuguesEste articulo pretende dar a conocer el diagnostico e intervencion de conservacion y restauracion realizados en el techo pintado sobre madera de la iglesia de Nuestra Senora de la Concepcion de Ulgueira, que data del siglo XVIII, asi como las acciones de sensibilizacion a lo uso y preservacion de este Patrimonio. La pintura es de autor desconocido y tiene como iconografia Nuestra Senora de la Concepcion con las caracteristicas del periodo barroco de belleza y de calidad sin par. Esta investigacion e intervencion se justificaron por la alteracion cromatica de la obra, debido a la necesidad de fijar algunas tablas a la estructura de apoyo del techo, y por ser esenciales la inmunizacion y la desinfestacion de la madera. Se utilizaron tecnicas de laboratorio para identificar el aglutinante, el barniz y la hoja metalica. Se concluye que existe una capa de origen terpenica, que puede relacionarse con la colofonia, el barniz original, y otro de naturaleza acrilica, que puede asociarse con Paraloid ® B72, utilizado en una intervencion anterior para la fijacion ejecutada por la Escola Profissional de Recuperacao do Patrimonio de Sintra em 1994 (ArtLab, 2018; Neves, Fatima Maria; Pereira, Maria Joao; 1994). EnglishThis article aims to present the diagnosis and intervention of conservation and restoration carried out on the ceiling painted on wood of the church of Nossa Senhora da Conceicao da Ulgueira, dating from the XVIII century, as well as the actions of sensitization for the use and preservation of this heritage. The painting is of unknown authorship and has as iconography the Our Lady of the Conception with characteristics of the baroque period of unique beauty and quality. This investigation and intervention was justified by the chromatic alteration of the work, by the need to fix some boards to the ceiling support structure, and because the immunization and the disinfestation of the wood were essential. Laboratory techniques were used to identify the binder, the varnish and the metal foil. It was concluded that there is a layer of terpene origin, which can be related to the rosin, the original varnish, and another one of acrylic nature, which can be associated with Paraloid® B72, used in an earlier intervention for the establishment by the Professional School of Restoration of the Patrimony of Sintra in 1994 (ArtLab, 2018; Neves, Fatima Maria; Pereira, Maria Joao; 1994).
Referência(s)