Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as competências para uma Educação Estatística Crítica

2019; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 28; Issue: 106 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362019002701489

ISSN

1809-4465

Autores

Justiani Hollas, Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Resumo O artigo coloca em tela o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), importante exame de avaliação de larga escala no Brasil, e tem por objetivo discutir como as questões de estatística propostas nas provas do Enem podem contribuir para o desenvolvimento de uma Educação Estatística Crítica no ensino médio brasileiro. A pesquisa é de cunho teórico: bibliográfica e documental. Na primeira etapa, caracterizamos as competências de uma Educação Estatística Crítica: raciocínio estatístico, pensamento estatístico e literacia estatística. Na segunda, mapeamos as provas do período de 1998 até 2018, analisando todas as questões de estatística, da área de Matemática e suas Tecnologias. O estudo nos permite inferir que: i) é possível desenvolver uma Educação Estatística Crítica no ensino médio, e indicamos alguns elementos potencializadores para os processos educativos; ii) o Enem, nos parâmetros em que está organizado, não pode ser seu elemento mobilizador, pois carece de elementos críticos, reflexivos, problematizações e contextualizações, impulsionando uma formação acrítica.

Referência(s)