Artigo Acesso aberto

O jogo nas aulas de educação física na educação infantil: do interesse pedagógico da educação física à produção de compreensão das crianças

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 37; Linguagem: Português

10.5902/2316546436927

ISSN

2316-5464

Autores

Renan Santos Furtado, Alice Pequeno de Brito, Jakeline de Souza Pinheiro, Milena Vasconcelos Medeiros, Victória Baía Pinto,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A presente pesquisa se caracteriza por ser uma reflexão teórica oriunda de uma experiência pedagógica. Desse modo, apresenta como objeto principal de sua reflexão a investigação do modo como as crianças da Educação Infantil da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) produzem compreensão a respeito do jogo nas aulas de Educação Física. Por via da metodologia da pesquisa-ação e da técnica da documentação utilizada para a interpretação dos dados obtidos em atividade de registro, sinalizamos que as crianças compreendem o jogo a partir de termos como; regras, diversão, estratégia, união, cooperação, respeito e felicidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX