O jogo nas aulas de educação física na educação infantil: do interesse pedagógico da educação física à produção de compreensão das crianças
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 37; Linguagem: Português
10.5902/2316546436927
ISSN2316-5464
AutoresRenan Santos Furtado, Alice Pequeno de Brito, Jakeline de Souza Pinheiro, Milena Vasconcelos Medeiros, Victória Baía Pinto,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA presente pesquisa se caracteriza por ser uma reflexão teórica oriunda de uma experiência pedagógica. Desse modo, apresenta como objeto principal de sua reflexão a investigação do modo como as crianças da Educação Infantil da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) produzem compreensão a respeito do jogo nas aulas de Educação Física. Por via da metodologia da pesquisa-ação e da técnica da documentação utilizada para a interpretação dos dados obtidos em atividade de registro, sinalizamos que as crianças compreendem o jogo a partir de termos como; regras, diversão, estratégia, união, cooperação, respeito e felicidade.
Referência(s)