
EDUCAÇÃO INTEGRAL, INSTITUCIONALIZAÇÃO DO TEMPO LIVRE: OUTRAS LÓGICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO LUSO-BRASILEIRO
2019; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 39; Issue: 108 Linguagem: Português
10.1590/cc0101-32622019225885
ISSN1678-7110
AutoresJuliana Rodrigues, José Luís Gonçalves, Valéria Aroeira Garcia, Daniela Gonçalves,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoRESUMO: A finalidade principal do presente artigo é refletir sobre os debates que circundam a educação integral. Baseado em revisão bibliográfica de estudos específicos sobre essa temática, propõe um breve diálogo entre concepções de educação integral no Brasil e em Portugal, articulando-as com propostas no campo da educação não formal. São apresentadas observações sobre as peculiaridades da educação integral em ambos os países, atentos para outros jeitos de organizar o processo educacional, escapando de uma única lógica e do risco de institucionalização cada vez maior do tempo livre.
Referência(s)