Artigo Acesso aberto Produção Nacional

EDUCAÇÃO INTEGRAL, INSTITUCIONALIZAÇÃO DO TEMPO LIVRE: OUTRAS LÓGICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO LUSO-BRASILEIRO

2019; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 39; Issue: 108 Linguagem: Português

10.1590/cc0101-32622019225885

ISSN

1678-7110

Autores

Juliana Rodrigues, José Luís Gonçalves, Valéria Aroeira Garcia, Daniela Gonçalves,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

RESUMO: A finalidade principal do presente artigo é refletir sobre os debates que circundam a educação integral. Baseado em revisão bibliográfica de estudos específicos sobre essa temática, propõe um breve diálogo entre concepções de educação integral no Brasil e em Portugal, articulando-as com propostas no campo da educação não formal. São apresentadas observações sobre as peculiaridades da educação integral em ambos os países, atentos para outros jeitos de organizar o processo educacional, escapando de uma única lógica e do risco de institucionalização cada vez maior do tempo livre.

Referência(s)