Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A sala de aula invertida como prática integradora: possibilidades e implicações

2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 8 Linguagem: Português

10.34117/bjdv5n8-134

ISSN

2525-8761

Autores

Fábio Alexandre Araújo dos Santos, João Hermínio Bandeira Filho, Laerte Santos Moura, Leoton de Medeiros Barbosa,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo de cunho cientifico tem como tematica a abordagem pedagogica (sala de aula invertida – conhecida como flipped classroom, um metodo de ensino atraves do qual a logica da organizacao da sala de aula e de fato invertida por completo). O espaco de sala de aula passa a ser reservado a atividades praticas destinadas a aplicacao dos conceitos. Esta discussao teve sua origem na Disciplina de Praticas Educativas em EPT do Mestrado Profissional em Educacao Profissional Tecnologica - ProfEPT, campus Mossoro. O presente artigo tem como objetivo fazer uma interlocucao entre a abordagem metodologica sala de aula invertida, estruturada nos seus quatro pilares fundamentais conhecidos como “F-L-I-P”: Flexible Environment (Ambiente Flexivel); Learning Culture (Cultura de Aprendizagem); Intencional Content (Conteudo Dirigido) e Professional Educator (Educador Profissional) (BERGMANN; SAMS, 2016) e os eixos estruturantes que orienta a formacao humana integral, sendo estes: trabalho, ciencia, tecnologia e cultura; (Moura; Silva; Filho (2015); mediante revisao da literatura de autores das distintas concepcoes de ensino, entre os quais, Bergmann (2016), Moran (2015), Valente (2014), Moura; Frigotto (2015), Ramos (2015), dentre outros. Para que a aprendizagem invertida ocorra, os professores deverao incorporar quatro pilares fundamentais. A sala de aula invertida fundamentada nestes quatro pilares visa a promocao da autonomia do aluno mediante a flexibilizacao do ambiente, colocando a instrucao centrada no aluno, enquanto o professor determina o que deve ensinar, os materiais, avaliando e controlando o processo em sala de aula. As habilidades socioemocionais, que compreende a autonomia, a colaboracao e a criatividade, sao advogadas pela Organizacao de Cooperacao e de Desenvolvimento Economico (OCDE), consideradas essenciais para a obtencao de sucesso no mercado de trabalho. Outros autores compreendem o homem como ser historico-social, que produz conhecimento como sintese da transformacao da natureza e de si mesmo. Embora as habilidades socioemocionais defendidas pela OCDE vise a qualificacao para o trabalho, e na relacao do homem com a natureza e nas relacoes no processo produtivo que o homem se reconhece como ser historico-social. As interacoes e as atividades significativas face a face promovidas pelo professor sao as mais importantes na inversao da sala de aula, caracteristica marcante do pilar Profissional Educador, Bergmann e Sams (2016), da mesma forma que uma pratica pedagogica integradora requer, do docente, uma atitude tambem integradora em sua didatica, Frigotto; Araujo (2015). A inversao nao trata apenas da substituicao do professor por materiais extraclasse como videos, de modo que o pilar Conteudo Dirigido abrange a definicao de quais conteudos os alunos devem acessar por contra propria. Assim no momento da promocao em sala do debate entre os alunos sobre o conteudo estudado, o professor tem papel crucial para a criacao conexoes entre este conteudo e a realidade onde os alunos estao inseridos, tornando os alunos agentes de seu aprendizado, como preconiza a didatica integradora. Portanto, a abordagem de sala de aula invertida permite fazer uma interlocucao com a proposicao de formacao humana. Omnilateral e unitaria defendida por Marx e Gramsci, ja que a sala de aula invertida permite a combinacao com metodologias ativas de aprendizagem.

Referência(s)
Altmetric
PlumX