
A sala de aula invertida como prática integradora: possibilidades e implicações
2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 8 Linguagem: Português
10.34117/bjdv5n8-134
ISSN2525-8761
AutoresFábio Alexandre Araújo dos Santos, João Hermínio Bandeira Filho, Laerte Santos Moura, Leoton de Medeiros Barbosa,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo de cunho cientifico tem como tematica a abordagem pedagogica (sala de aula invertida – conhecida como flipped classroom, um metodo de ensino atraves do qual a logica da organizacao da sala de aula e de fato invertida por completo). O espaco de sala de aula passa a ser reservado a atividades praticas destinadas a aplicacao dos conceitos. Esta discussao teve sua origem na Disciplina de Praticas Educativas em EPT do Mestrado Profissional em Educacao Profissional Tecnologica - ProfEPT, campus Mossoro. O presente artigo tem como objetivo fazer uma interlocucao entre a abordagem metodologica sala de aula invertida, estruturada nos seus quatro pilares fundamentais conhecidos como “F-L-I-P”: Flexible Environment (Ambiente Flexivel); Learning Culture (Cultura de Aprendizagem); Intencional Content (Conteudo Dirigido) e Professional Educator (Educador Profissional) (BERGMANN; SAMS, 2016) e os eixos estruturantes que orienta a formacao humana integral, sendo estes: trabalho, ciencia, tecnologia e cultura; (Moura; Silva; Filho (2015); mediante revisao da literatura de autores das distintas concepcoes de ensino, entre os quais, Bergmann (2016), Moran (2015), Valente (2014), Moura; Frigotto (2015), Ramos (2015), dentre outros. Para que a aprendizagem invertida ocorra, os professores deverao incorporar quatro pilares fundamentais. A sala de aula invertida fundamentada nestes quatro pilares visa a promocao da autonomia do aluno mediante a flexibilizacao do ambiente, colocando a instrucao centrada no aluno, enquanto o professor determina o que deve ensinar, os materiais, avaliando e controlando o processo em sala de aula. As habilidades socioemocionais, que compreende a autonomia, a colaboracao e a criatividade, sao advogadas pela Organizacao de Cooperacao e de Desenvolvimento Economico (OCDE), consideradas essenciais para a obtencao de sucesso no mercado de trabalho. Outros autores compreendem o homem como ser historico-social, que produz conhecimento como sintese da transformacao da natureza e de si mesmo. Embora as habilidades socioemocionais defendidas pela OCDE vise a qualificacao para o trabalho, e na relacao do homem com a natureza e nas relacoes no processo produtivo que o homem se reconhece como ser historico-social. As interacoes e as atividades significativas face a face promovidas pelo professor sao as mais importantes na inversao da sala de aula, caracteristica marcante do pilar Profissional Educador, Bergmann e Sams (2016), da mesma forma que uma pratica pedagogica integradora requer, do docente, uma atitude tambem integradora em sua didatica, Frigotto; Araujo (2015). A inversao nao trata apenas da substituicao do professor por materiais extraclasse como videos, de modo que o pilar Conteudo Dirigido abrange a definicao de quais conteudos os alunos devem acessar por contra propria. Assim no momento da promocao em sala do debate entre os alunos sobre o conteudo estudado, o professor tem papel crucial para a criacao conexoes entre este conteudo e a realidade onde os alunos estao inseridos, tornando os alunos agentes de seu aprendizado, como preconiza a didatica integradora. Portanto, a abordagem de sala de aula invertida permite fazer uma interlocucao com a proposicao de formacao humana. Omnilateral e unitaria defendida por Marx e Gramsci, ja que a sala de aula invertida permite a combinacao com metodologias ativas de aprendizagem.
Referência(s)