Desnaturalizar a branquidade do sujeito da ciência moderna para des/re/construir o currículo de história
2019; Volume: 13; Issue: 26 Linguagem: Inglês
ISSN
2237-0315
AutoresJosé Bonifácio Alves da Silva, José Licínio Backes,
Tópico(s)Global Educational Policies and Reforms
ResumoDenaturalize modern science’s subject whiteness to de/re/construct the curriculum of history Resumo O artigo apresenta algumas reflexoes com intuito de propor uma via para a des/re/construcao do curriculo de historia, problematizando a relacao entre o sujeito, a ciencia moderna e a branquidade. Discute a intencao da ciencia moderna de produzir – a partir da Europa, das alvas luzes da razao e de uma cultura hegemonica (branca) – uma infalivel teoria do sujeito. Porem, com a proliferacao de diferentes teorias criticas e pos-criticas, chegou-se a desnaturalizacao e questionamento da branquidade como referencia superiorizada. Para des/re/construir o curriculo de historia, e fundamental colocar-se radicalmente a favor de outras historias e das epistemologias que lhes dao visibilidade. Palavras-chave: sujeito da ciencia moderna; branquidade; curriculo de historia. Abstract The paper presents some reflections aiming at proposing a way to de/re/construct the curriculum of history, problematizing the relationship between subject, modern science, and whiteness. It discusses the intention of the modern science of producing – from Europe, from the bright light of reason and a hegemonic (white) culture – an infallible theory of the subject. However, with the proliferation of different critical and post-critical theories, one has come to the denaturalization and questioning of whiteness as superior reference. To de/re/construct the curriculum of history, it is of utmost importance to put oneself radically in favor of other histories and epistemologies that give them visibility. Keywords: modern science’s subject; whiteness; history curriculum.
Referência(s)