
O ENSINO DA CULTURA INDÍGENA NAS ALDEIAS: O CASO DAS OFICINAS DE LETRAMENTO DO POVO TRUKÁ
2019; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português
10.52641/cadcaj.v4i3.312
ISSN2448-0916
Autores Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
Resumo<p>A história dos povos indígenas no Brasil, em especial os indígenas da região Nordeste, é importante para a compreensão das culturas autóctones (língua, história, religião) da formação da nação em seu reconhecimento enquanto povo miscigenado e pluricultural. Este escrito, de cunho contemplativo e analítico, busca analisar vivências e conteúdos pedagógicos na perspectiva interdisciplinar, buscando releituras para (re)construção e valorização da história e da cultura indígena no sertão baiano, através das práticas de letramento, dando ênfase à interseção dos saberes científicos com os saberes indígenas, proporcionando assim a discussão da construção do conhecimento. O estudo visa contemplar as vivências pedagógicas, as concepções e ações educacionais direcionadas para a construção e reconstrução de processos históricos dos indígenas através de metodologias lúdicas, com fins de promover a apreciação de diversas fontes metodológicas e subsidiar a leitura e a interpretação intercultural no contexto da Educação Escolar Indígena e o processo de letramento dos povos nativos no Semiárido Brasileiro.</p>
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