Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Efeitos de tecnologia no conhecimento, atitude e prática de gestantes para o parto

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 20; Linguagem: Português

10.15253/2175-6783.20192041341

ISSN

2175-6783

Autores

Ivna Silva Andrade, Régia Christina Moura Barbosa Castro, Karla de Abreu Peixoto Moreira, Cristina Poliana Rolim Saraiva dos Santos, Ana Fátima Carvalho Fernandes,

Tópico(s)

Women's cancer prevention and management

Resumo

Objetivo: avaliar os efeitos de vídeo educativo sobre o conhecimento, a atitude e a prática de gestantes para o parto ativo. Métodos: estudo quase experimental, desenvolvido em dez unidades básicas de saúde da família, com 167 gestantes no último trimestre, por meio de instrumento construído e validado para levantamento do conhecimento, da atitude e prática. No Grupo Intervenção, a investigação foi aplicada, acompanhada de sessão educativa, com exposição de vídeo. Para o Grupo Controle, a investigação e a consulta pré-natal de rotina foram aplicadas. Resultados: o Grupo Intervenção apresentou maior adequação em conhecimento, atitude e prática, com estatísticas significativas em todas as variáveis, destacando a influência do vídeo educativo para o parto ativo. Conclusão: o uso de vídeo educativo se destacou positivamente como tecnologia educacional para conhecimento, atitude e prática de gestantes em relação ao parto ativo.

Referência(s)