
Delineamento do perfil conceitual de avaliação de mestrandos em ensino
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5902/2318133839681
ISSN2318-1338
AutoresSimone Luccas, Marlize Spagolla Bernardelli, João Coelho Neto, Lucken Bueno Lucas,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO conceito de avaliação é um tema relevante, polêmico e, ao mesmo tempo, controverso. Esse tema tem sido discutido no âmbito acadêmico, contudo, não se observa a presença dessas reflexões na prática educacional da sala de aula, sobretudo na educação básica. A discussão levanta a necessidade de uma mudança de concepção de avaliação, tendo em vista que as práticas avaliativas têm assumido uma postura classificatória e de seleção, aplicada num momento final da ação didático-pedagógica. Nesse contexto, procurou-se identificar o perfil conceitual da concepção de avaliação que profissionais em capacitação stricto sensu, em nível de Mestrado, apresentam. Após análise dos dados oriundos de uma avaliação diagnóstica realizada pela turma de 2016, identificou-se quatro zonas: realista, relacional, reflexiva e axiológica, sendo que a realista foi a dominante entre todas.Palavras-chave: avaliação; perfil conceitual; práticas avaliativas.
Referência(s)