Terceira idade, educação social e inclusão digital: Uma análise pautada no projeto sempre é tempo de saber
1969; CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO; Linguagem: Português
10.19091/reced.v1i28.245
ISSN2317-6091
AutoresSibila Nielsen Yabu, Nájela Tavares Ujiie,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO artigo ora apresentado aborda a temática Terceira Idade, Educação Social e Inclusão Digital, evidenciando confluências analíticas pautadas numa pesquisa desenvolvida junto ao projeto extensionista Sempre é Tempo de Saber. A justificativa deste trabalho é compreender a realidade dos idosos e a educação social voltada à terceira idade para respaldar as transformações do mundo atual. Assim, temos por objetivo discutir a ação da Educação e/ou Pedagogia Social voltada à terceira idade, tendo por pauta compreender como se processa a aprendizagem nesta fase da vida, bem como demonstrar os benefícios da alfabetização digital, para melhora da qualidade de vida dosidosos, estímulo cognitivo e favorecimento da interação social. Como metodologia do estudo desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, a qual utilizou para a coleta de dados levantamento bibliográfico, análise documental de materiais coletados junto ao Projeto Sempre é Tempo de Saber, vinculado ao Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV), aplicação de um questionário semi-estruturado aos participantes do projeto e entrevista e captação de depoimentos junto as monitoras/voluntárias. Tomando por base os aportes teóricos de Freire (1996) podemos concluir que o conhecimento não é acabado, somos seres em constante desenvolvimento e construção, na busca de nossa liberdade e novas conquistas, portanto a terceira idade não é marca do fim da vida, mas uma nova fase, que pode representar um novo começo e a construção de outras aprendizagens, e é com essa atitude positiva e proativaque ensejamos a pesquisa apresentada.
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