Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

COMUNICAÇÃO, DEBATE PÚBLICO E GRUPOS DE PRESSÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE GÊNERO E VIOLÊNCIA NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22409/rg.v19i2.1249

ISSN

2316-1108

Autores

Caio Ramos da Silva, Ricardo Cortez Lopes,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Investigamos o modo como se estabeleceu parte do debate público so-bre gênero e sexualidade em relação ao Plano Nacional de Educação (PNE). Os indicadores foram manifestações de grupos de pressão, interações e conteú-dos das notícias de grandes portais. Nosso aparato conceitual para analisar essas manifestações virtuais foram alguns conceitos da teoria da modernização (como a separação público-privado) para perceber o quanto o debate público deles se aproximou. Por fm, refetimos sobre como essas ideias encontradas reverberam no contexto brasileiro, considerando os altos números de crimes contra LGBT, lançando pistas para se pensar em termos de políticas públicas e de legislação.

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