O PAPEL DA LITERATURA NA BNCC: ENSINO, LEITOR, LEITURA E ESCOLA
2020; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 1; Issue: 38 Linguagem: Português
10.36517/revletras.38.1.9
ISSN2358-4793
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEm 2018, foi homologada a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio.Seguindo a tendência dos PCN, que nortearam a educação a partir de 1999, a BNCC privilegiao aporte do ensino nos critérios de competência e habilidades, que são a base geradora de elaboraçãodo documento. Dentro das áreas em que se divide a estrutura curricular (Linguagens esuas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), aliteratura permanece, na primeira área referenciada, como um campo de atuação (campo artístico--literário). Das quase 600 páginas do documento da BNCC, quatro são dedicadas à literatura, oque evidencia o papel menor que vem sendo dado ao seu ensino desde 1999. Entre recomendaçõesde como preparar e formar o leitor, num processo contínuo de educação literária, a BNCC apresentaquestões gerais, certamente importantes, no entanto se exime de construir uma lista mínimade conteúdos. Este artigo pretende estudar a configuração proposta pela BNCC para o ensinode literatura (concepção e objetivos), o perfil de leitor construído e as mudanças impostas peladescentralização de conteúdos.Palavras-chave: BNCC. Ensino de literatura. Educação literária.
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