Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Trabalho docente na educação profissional e tecnológica: uma análise na perspectiva da ontologia do ser social

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2238-037X

Autores

Wanderson Pereira Araújo,

Tópico(s)

Education and Work Dynamics

Resumo

A tese tem como objetivo a analise do trabalho docente na Educacao Profissional e Tecnologica dos trabalhadores. Este estudo trata da relacao existente entre capital, trabalho e a atividade docente no capitalismo contemporâneo atual. Nesse sentido, orientamos-nos com base em algumas referencias de Karl Marx, tais como: Manuscritos economico-filosoficos, de 1844, A ideologia alema, de Marx e Engels, O Capital, Livro I, As teorias da mais-valia e capitulo VI inedito, de O Capital. Utiliza-se tambem como referencial marxista, dentre outros, Lukacs e Mezaros, com destaque para as analises que esses autores explicitam com base no legado deixado por Karl Marx. As analises realizadas por Marx nos permitem compreender a constituicao e a reproducao do ser social, que tem como pressuposto a mediacao historica do trabalho humano. So atraves dessa compreensao e possivel explicar toda a dinâmica da producao e da reproducao da vida social. As reflexoes desse autor, com auxilio de alguns dos seus interpretes, em torno das categorias trabalho, trabalho abstrato, teoria do valor, mercadoria, trabalho produtivo e improdutivo, dentre outras, permitiu-nos, a partir dos seus pressupostos originais, desvelar o carater produtivo do trabalho docente, subordinado as vicissitudes do processo de producao capitalista. A partir do procedimento de leitura e analise imanente, constatou-se que a dinâmica relativa a natureza do trabalho docente na formacao tecnica e tecnologica dos trabalhadores no campo da agricultura e das agroindustrias, alem de propiciar a transferencia de conhecimentos e, consequentemente, o aperfeicoamento da forca de trabalho, produz elementos de carater cientifico e tecnologico que modificam os processos de producao na agricultura, criando, assim, as possibilidades concretas da geracao de lucro para o sistema capitalista. Nesse sentido, o produto do trabalho docente aparece como objetivacao material da riqueza; os frutos do seu trabalho manifestam-se em forma de valores de uso propicios para a autoexpansao do capital. Os exemplos examinados a partir do procedimento adotado, em relacao ao objeto da investigacao, permitem-nos inferir que a atividade docente produz valor, dada as suas caracteristicas especiais e circunstanciais, permitindo, assim, o aumento da produtividade do trabalho. O carater da atividade docente acompanha e e modificado conforme o desenvolvimento do progresso contraditorio da sociedade capitalista, no sentido em que contribui, em alguma medida, com a ampliacao da base material de producao, o que nao significa que essa atividade goza de total autonomia. Essa atividade faz parte da unidade de contradicao entre o desenvolvimento e a regressao do individuo, devido as imposicoes externas, mas o potencial da atividade docente cria tambem as possibilidades concretas que podem vir a contribuir efetivamente com a abertura de caminhos para a autentica transformacao social

Referência(s)