Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Talvez seja mentira: estudos sobre narrativas fotográficas ficcionais na Arte Contemporânea

2019; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 11; Issue: 25 Linguagem: Português

10.5965/2175234611252019266

ISSN

2175-2346

Autores

Havane Maria Bezerra de Melo,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Essa pesquisa visa esclarecer o significado da fotografia cinematográfica contemporânea, localizando-a no espaço-tempo social, baseada nos textos de autores como Charlotte Cotton, Vilém Flusser e outros emprestados de diversas áreas do conhecimento como a comunicação, a literatura e a antropologia, porém, preocupados em tratar da narrativa ficcional e da interpretação simbólica. As ideias são sustentadas principalmente sobre o tripé: ficção, narrativa e interpretação, destacando a construção identitária, a participação do modelo e do público na interpretação de um trabalho e outros recursos característicos da narrativa visual que podem ser utilizados pelo autor como forma de aproximação com o receptor. Ao longo do texto, apontamos algumas obras, sobre as quais tecemos considerações a cerca da narrativa e processo de criação, a fim de exemplificar os conceitos discutidos. Como resultado da pesquisa, inserimos alguns trabalhos autorais, desenvolvidos sob o manto dos conceitos discutidos.

Referência(s)