Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Marcas Populares e Reposicionamento de Moda: Análise das Estratégias de Comunicação

2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 12; Issue: 26 Linguagem: Português

10.5965/1982615x12262019006

ISSN

1982-615X

Autores

Sarah Schmithausen Schmiegelow, Richard Perassi Luiz de Sousa,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo aborda as estratégias de comunicação do reposicionamento de Moda das marcas populares de vestuário e acessórios. O objetivo é propor uma sistematização do conjunto de estratégias verificadas na comunicação púbica das marcas C&A, Lojas Renner, Marisa e Riachuelo. Trata-se de parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa, de objetivos exploratórios e descritivos, com base na consulta de fontes documentais na rede digital internet. Os resultados apontam que as estratégias, ações, recursos e discursos aplicados pelas marcas estudadas podem ser sistematizados em três estratégias básicas: (1) sistema fast fashion; (2) co-branding e associações com o sistema de Moda; (3) e investimento em lojas especiais. Cada estratégia básica é suportada por uma série de ações complementares que, em conjunto, promovem a associação das marcas populares com a cultura de Moda.

Referência(s)