Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Leitura literária na escola: uma verificação da interpretação do gênero conto

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.18468/letras.2018v8n3.p179-195

ISSN

2238-8060

Autores

Emílio Davi Sampaio, Erica Valmaceda de Lima Icassatti Duarte,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

<p>Objetivando constatar o nível de leitura de alunos recém ingressos no ensino médio, este trabalho foi desenvolvido por meio da aplicação de dois questionários. O primeiro procurou verificar o nível de leitura e a interpretação literária desses alunos. Buscamos averiguar se eles vão ingressar na nova etapa de ensino preparados como leitores críticos. Para essa constatação, utilizamos como instrumentos a leitura interpretativa do conto <em>Uma Vela Para Dario</em>, de Dalton Trevisan. O segundo questionário serviu para a coleta de dados socioculturais, estes importantes para conhecermos a realidade dos sujeitos de nossa investigação. Para embasar nossas análises utilizamos teóricos que discutem a temática, entre eles Colomer, Silva, Maia e Gotlib. Estes autores nos auxiliaram a interpretar os dados que nos levaram a conhecer com mais propriedade nosso objeto de pesquisa. Isso possibilitou verificarmos o uso da literatura no processo de ensino, sabendo que esta tem grande funcionalidade na construção do leitor. </p>

Referência(s)
Altmetric
PlumX