Artigo Acesso aberto Produção Nacional

AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO APLICADO EM TRÊS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS DO SUL DO BRASIL

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21714/2236-417x2020v10n2p120

ISSN

2236-417X

Autores

Thaís Carmes Krüger, Marli Dias de Souza Pinto,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

As adoções dos processos de Gestão do Conhecimento visam proporcionar melhorias na qualidade dos produtos e serviços prestados por uma organização, mediante a criação, disseminação e retenção de conhecimentos organizacionais que contribuam para sua competitividade.Quando mensurados em uma organização, esses processos permitem conhecer a capacidade e o nível de preparação dessa organização em utilizar de forma adequada seu capital intelectual, o que revela seu nível de maturidade em Gestão do Conhecimento.Assim, o objetivo geral deste estudo foi identificar o nível de maturidade em Gestão do Conhecimento, a partir da visão dos servidores de três editoras universitárias federais do sul do país, identificadas anonimamente como Editoras A, B e C, quando da análise dos resultados.O instrumento para coleta de dados escolhido após uma revisão sistemática da literatura foi o questionário da Asian Productivity Organization.A análise da pontuação obtida a partir do referido questionário possibilitou classificar as editoras considerando seus pontos fortes e fracos, bem como concluir-se que as três editoras pesquisadas implementam práticas de gestão do conhecimento.Após a identificação do nível de maturidade,

Referência(s)