O Desafio Educacional, de Florestan Fernandes

1969; CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO; Linguagem: Português

10.19091/reced.v0i26.185

ISSN

2317-6091

Autores

Antônio Luís Risso, Sandra Regina Gomes, Carlos Bauer,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

A obra de Florestan Fernandes, sociólogo brasileiro, (1920 – 1995), é bastante vasta. Sua produção intelectual compreende mais de cinquenta títulos, abrangendo temas culturais, políticos, sociais, entre os quais figuram obras como A organização social dos tupinambás, A integração do negro na sociedade de classes, Sociedade de classes e subdesenvolvimento, Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina, Em busca do socialismo – últimos escritos e outros textos-e A revolução burguesa no Brasil. Contemplando também temas educacionais, podemos encontrar, além de O desafio educacional, A universidade brasileira: reforma ou revolução, A questão da USP e Educação e sociedade no Brasil. O presente artigo preocupa-se em refletir sobre a importância histórica d’O desafio educacional, editado pela Cortez e Editores Associados, em 1989, na construção da práxis contra-hegemônica na educação brasileira.

Referência(s)