Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Conhecimento, aprendizagem e socialização da extensão no contexto do laboratório de história da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14393/ree-v18n12019-46253

ISSN

1982-7687

Autores

Daniele Machado Domingues, Márcia Espíndola Jordão, Maria Augusta de Castilho,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O texto tem por objetivo apresentar algumas das atividades de extensão realizadas no Laboratório de História da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), contextualizando as ações desenvolvidas junto às escolas públicas e privadas de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, visando à conscientização junto aos alunos sobre o patrimônio cultural da capital sul-mato-grossense. A metodologia utilizada perpassou pelo método indutivo com cortes transversais, por meio de oficinas realizadas nas escolas para alunos do Ensino Fundamental e Médio, ministradas pelos bolsistas e pela coordenadora do projeto de extensão, utilizando livros, multimídia, debates e acervo fotográfico. Os resultados apontam para um contato direto com a população-alvo proporcionando uma partilha de saberes, construída a partir das discussões realizadas in loco, nas quais novos conhecimentos foram apreendidos, alavancando a vontade de uma mudança de postura em relação às reflexões sobre a preservação do patrimônio cultural campo-grandense e o exercício da cidadania. Quanto ao ensino-aprendizagem, os bolsistas de extensão também desenvolvem outras atividades, a saber: organização de eventos, visitas técnicas, realização de cursos, oficinas, participação de eventos e orientações de pesquisas científicas.

Referência(s)