
Conhecimento, aprendizagem e socialização da extensão no contexto do laboratório de história da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14393/ree-v18n12019-46253
ISSN1982-7687
AutoresDaniele Machado Domingues, Márcia Espíndola Jordão, Maria Augusta de Castilho,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO texto tem por objetivo apresentar algumas das atividades de extensão realizadas no Laboratório de História da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), contextualizando as ações desenvolvidas junto às escolas públicas e privadas de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, visando à conscientização junto aos alunos sobre o patrimônio cultural da capital sul-mato-grossense. A metodologia utilizada perpassou pelo método indutivo com cortes transversais, por meio de oficinas realizadas nas escolas para alunos do Ensino Fundamental e Médio, ministradas pelos bolsistas e pela coordenadora do projeto de extensão, utilizando livros, multimídia, debates e acervo fotográfico. Os resultados apontam para um contato direto com a população-alvo proporcionando uma partilha de saberes, construída a partir das discussões realizadas in loco, nas quais novos conhecimentos foram apreendidos, alavancando a vontade de uma mudança de postura em relação às reflexões sobre a preservação do patrimônio cultural campo-grandense e o exercício da cidadania. Quanto ao ensino-aprendizagem, os bolsistas de extensão também desenvolvem outras atividades, a saber: organização de eventos, visitas técnicas, realização de cursos, oficinas, participação de eventos e orientações de pesquisas científicas.
Referência(s)