
Os presidenciáveis na corrida eleitoral de 2014
2019; Brazilian Association of Political Communication Scholars; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.21878/compolitica.2019.9.2.150
ISSN2236-4781
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo tem como objetivo identificar as finalidades para as quais partidos e candidatos usam as redes sociais como ferramenta de campanha política e quais as principais estratégias persuasivas usadas por eles. Para alcançar tal objetivo, foram analisadas as páginas oficiais dos candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) no Facebook durante a corrida presidencial de 2014. Partiu-se da hipótese de que os candidatos usaram as redes sociais como extensão das campanhas na TV e no rádio para promoverem a campanha e suas imagens pessoais. Por meio de análise de conteúdo analisou-se o conteúdo postado entre 06 de julho e 26 de outubro de 2014. Os resultados apontam que os candidatos usam as redes como instrumento de autopromoção.
Referência(s)